.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de Atendimento ao público:  8:00 ás 12:00 - 13:00 ás 16:00

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 05 De Abril De 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PRACINHA REGISTRA PRIMEIRO CASO DE DENGUE EM 2019

PRACINHA REGISTRA PRIMEIRO CASO DE DENGUE EM 2019


A Unidade Básica de Saúde de Pracinha, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou na tarde de quinta-feira, 04 de abril, que foi confirmado o primeiro caso de DENGUE de um morador da cidade que adquiriu a doença em Pracinha; até a data de hoje foram realizadas 10 notificações de suspeitos de dengue, sendo que 09 casos foram descartados e apenas 01 confirmado. No ano de 2018 não foi registrado nenhum caso de dengue na cidade. A vigilância epidemiológica informa que esta sendo realizado um trabalho preventivo pelas agentes comunitárias de saúde e agente de endemias, nas residências com serviços de orientação, vistoria dos quintas, recolhimento de entulhos, e a rotina dos agentes comunitários de saúde para vistoria de quintais, bloqueio em caso de suspeita e após confirmação da doença e orientação a população.

A dengue uma doença viral, transmitida pelo Aedes aegypti que é um mosquito doméstico, que vive dentro de casa e perto do homem. Ele tem hábitos diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados em água limpa e parada e distribuídos por diversos criadouros - estratégia que garante a dispersão da espécie. Se a fêmea estiver infectada pelo vírus da dengue quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas já nascerem com o vírus - a chamada transmissão vertical. A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue. O mosquito fêmea suga sangue para produzir ovos. Se o mosquito da dengue estiver infectivo, poderá transmitir o vírus da dengue neste processo. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem. Mas ele é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Há relato de que um só mosquito da dengue infectivo transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

 No Brasil, a dengue foi identificada pela primeira vez em 1986. A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão de sangue.  Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

 A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.

Não existe tratamento específico para dengue. O tratamento é feito para aliviar os sintomas Quando aparecer os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Importante não tomar medicamentos por conta própria.

Ainda não existe vacina ou medicamentos contra dengue. Portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção pra aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos).

 

 

 

223 Visualizações

Notícias relacionadas

711

.

05 de Maio de 2025

Administração

.

CEPs passam a ser específicos por rua em nossa cidade

.

A partir de agora, os Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) do município passam a ser individualizados por rua, deixando de existir um único CEP geral para toda a cidade.

.
.
Continuar lendo
.

578

.

08 de Abril de 2025

Administração

.

REUNIÃO COM DEFESA CIVIL DO ESTADO BUSCA RECURSOS PARA SUBSTITUIÇÃO DE PONTE EM PRACINHA-SP

.

Na tarde de quinta-feira, 6 de fevereiro, foi realizada uma reunião em São Paulo com o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Coronel Henguel Ricardo Pereira, e o Deputado Estadual Mauro Bragato.

.
.
Continuar lendo
.

794

.

27 de Março de 2025

Administração

.

PRACINHA PARTICIPA 1º ENCONTRO COM OS PREFEITOS MUNICIPAIS REALIZADO PELO GOVERNO DE SÃO PAULO

.

Representantes municipais foram recebidos pelo governador para conhecer iniciativas estaduais de desenvolvimento regional e resiliência das cidades. Mais de 600 prefeitos foram recebidos nesta quinta-feira (6) no Palácio dos Bandeirantes para o evento Diá

.
.
Continuar lendo
.

334

.

06 de Maio de 2019

Administração

.

Começa a Pesagem dos Beneficiários do Programa Bolsa Família.

.

Começa a Pesagem dos Beneficiários do Programa Bolsa Família.

.
.
Continuar lendo
.

236

.

06 de Maio de 2019

Administração

.

Inscrições abertas para Escolha de Membros do Conselho Tutelar de Pracinha

.

Inscrições abertas para Escolha de Membros do Conselho Tutelar de Pracinha

.
.
Continuar lendo
.

224

.

03 de Maio de 2019

Administração

.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA UBS DE PRACINHA CONFIRMA NOVOS CASOS DE DENGUE

.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA UBS DE PRACINHA CONFIRMA NOVOS CASOS DE DENGUE

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Pracinha - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.